segunda-feira, 24 de maio de 2010

Conflito e Cooperação

Conflicto e Cooperação


Psicologo Muzafer Sherif foi um psicologo que organizou experiencias de modo a desenvolveer uma teoria sobre conflicto e cooperaçao.


Experiencia:


Campo de ferias: rapazes de 11 e 12 anos separados em 2 grupos


1 fase:

Projectos de cooperaçao (espirito de equipa)


2 fase (formaçao de grupos)

Confronto entrre 2 grupos

Confronto criou conflicto competitividade rivalidade cada um por si

Espirito de equipa intencifica-se, no entanto o clima entre as duas equipas tornou-se hostil.

Começou a existir uma repulsa da equipa contraria e uma maior uniao entre os membros da propria equipa, criando-se regras e normas e uma propria estrutura hierarquica


3 fase (realizaçao de tarefas sem objectivo essencial comum aos 2 grupos)

Tentou-se atraves de novas actividades de cooperaçao apaziguar os espirito de conflicto que nao foi conseguido pois os esteriotipos em relaçao as equipas contrarias ja se encontravam tao interiorizados nos membros do grupo que se provou impossivel de os alterar


4 fase(fusao de 2 grupos por meio de 1 objectivo essencial comum)

Para superar estas advercidades foi introduzido no campo um objectivo à sobrevivencia das 2 equipas para ambos os grupos realizarem.

Este tornava-se impraticavel de realizar por parte de um so grupo. Uma vez que o objectivo era comum e favoravel a ambos os grupos isto levou à criação de novas amizades fazendo com que o clima de tensao outrora sentido se ameniza-se.

Daqui concluimos que um grupo, mais que um agrupamento ou aglomerado de pessoas, é o nome que se da ao sentimento de coesao e entre-ajuda entre varias pessoas com interesse objectivos e identidades comuns.


Conflito:


Permite a coesão interior do grupo e repulsa do que é exterior a este.

Esta associado a palavras que reflectem o sentido de divergencia.

Este esta presente em varias dimensoes da vida social. Pode assumir um caracter de conflito intrapessoal (interno), interpessoal (entre pessoas) e intergrupal (grupos).

O conflito envolve uma tensao entre pessoas ou grupos com tendencias ou interesses incompativeis.


Conflito e relação


Para q haja conflicto e necessario que haja uma relaçao proxima que justifique confronto acompanhado por um estado de insatisfaçao entre as partes. No caso do campo de ferias a insatisfaçao foi causada pela competiçao.

Os conflictos intrapessoais marcam as crises de identidade, ou seja, crises em que nos pomos a nós próprios em causa e também a sociedade.

Ao ultrapassar um conflicto desenvolvemo-nos psicologicamente, pois somos capazes de responder de uma forma mais adaptada ao que nos e exigido pela sociedade.

0 comentários:

Enviar um comentário